Avançar para o conteúdo principal

Restaurante Manuel Julio - 02-04-2011


Primeiro sábado do mês de Abril, e aí vão os ex-combatentes para nova ronda gastronómica. Desta vez, em direcção ao afamado restaurante do Manuel Júlio, famoso pelo cabrito, situado em St.ª Luzia, perto da Mealhada, tendo como convidados de honra os amigos José Melo e Fernando Andrade.
Começámos pelas habituais entradas de salada de polvo, bacalhau desfiado em azeite, queijo, ou seja, o normal. Como pratos principais deliciámo-nos com um bacalhau ao Manuel Júlio seguido do famoso cabrito assado. Finalmente os doces e o café. Desta vez não houve lugar ao digestivo!

Direi que foi uma refeição sem surpresas para o paladar. O cabrito em minha opinião, terá mais fama que proveito. O bacalhau à Manuel Júlio, apesar das expectativas não surpreendeu com a agravante de que foi confeccionado com caras de bacalhau, logo, eram mais as espinhas que propriamente o fiel amigo. Safou-se o leite-creme pela textura e sabor, que na opinião do ex-combatente José Paulo, estava delicioso.
Terminámos o dia com a habitual visita cultural, que desta vez, nos levou até às Termas da Cúria, com visita demorada aos jardins, ao Hotel Palace e ao Grande Hotel da Cúria. Recomendo uma visita, essencialmente ao Hotel Palace, pela sua beleza e grandiosidade, onde uma refeição, custa 19€ por pessoa, exceptuando as bebidas, o que acho um preço bem simpático.
Antes do regresso ao doce lar, impôs-se uma visita à “Magna Casta” onde degustámos pataniscas de presunto e nos deliciámos com um espumante, oferecidas pelo proprietário da casa, ao qual os ex-combatentes agradecem a hospitalidade e a simpatia. Gestos destes são cada vez mais raros de encontrar.
Como nota final destaco o salutar convívio entre os ex-combatentes que, a pretexto de um lauto almoço, aproveitam para conhecer as terras e costumes da nossa terra e também para cuidar do que há muito nos une: uma amizade que nenhum “ combate” derrubará! 











Comentários

  1. Quanto a mim este almoço valeu mais pelo convivio do grupo habitual ( faltou o Rui) e dos convidados, pois os pratos não foram nada de extraordinário, na minha opinião, embora o bacalhau fosse o melhor. Mais uma vez valeu as actividades extra almoço com visita à Curia e uma prova de uns vinhos.
    Ze Parreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Távola Redonda - Fátima - 12-01-2018

Restaurante "Solar dos Amigos" - 08-02-2014

...sempre em frente até ao fontenário, viram à direita e bom apetite. Foram estas palavras ditas por uma pessoa que ainda antes de se lhe perguntar onde era, já ele disparava com a convicção de que seria essa a pergunta. Organizada esta batalha pelo Antero, temos de nos render às evidências, simplesmente esmerou-se. Este restaurante que fica perto de Caldas da Rainha, e mereceu o consenso geral da rapaziada merecendo sem favor uma nota bastante alta. Sala acolhedora, num ambiente tauromático, serviço simpático e atencioso e uma cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os grelhados de bacalhau e carne de excelente qualidade, um vinho do lavrador bem apaladado e umas sobremesas de encher o olho. Finalmente uma visita até S. Martinho do Porto.

Restaurante "Tasca d'Adélia"

Na última “rodada”, antes dum interregno no mês de Agosto (período de merecidas férias para alguns dos comensais), a escolha do restaurante recaiu em mim - Jorge Órfão. Apostei num restaurante cuja especialidade é o peixe e mariscos para desenjoar da carne ingerida nos últimos repastos! E assim, apontei a “artilharia” para um local aprazível e fresquinho, à beira – mar, aqui pertinho, mais propriamente na Nazaré e no afamado Restaurante “Taberna d’Adélia”.   Começámos com umas entradas de camarão cozido e ovas de peixe. Não satisfeitos, e antes do prato principal, ainda aconchegámos o estômago com duas sardinhas assadas que foram uma agradável surpresa: estavam simplesmente deliciosas para a época, pois as sardinhas que se têm comido ainda estão um pouco secas.    E lá chegou o prato principal: dois soberbos robalos escalados, acompanhados por uma magnífica açorda de camarão que dispensou as batatas com pele que vinham ainda, como acompanhamento. Como não po...