Avançar para o conteúdo principal

Chiqueda 05-02-2011

Coube ao José Parreira a primeira escolha do restaurante em 2011, que recaiu, e bem, no Restaurante Maria José, situado em Chiqueda, uma aldeia perto de Alcobaça.
Desta vez tivemos quatro convidados de honra: Jorge Silva, Rui Bernardino, Jaime Orfão e Fernando Andrade.
Quanto ao restaurante escolhido, é um espaço com um serviço simpático e uma cozinha que se baseia essencialmente nos grelhados, especialidade da casa, embora tenha vários pratos do dia.
Começámos por uma sopa da pedra, pouco apaladada, seguida de três avantajadas doses de polvo assado com batatas a murro e duas de carne de vaca - tipo chanfana, que, em abono da verdade, não impressionaram rigorosamente nada.
Degustámos ainda umas plumas de porco preto assadas na brasa, e aí sim, estavam simplesmente deliciosas e que deixaram um amargo de boca aos presentes por não terem, desde logo, optado pelos grelhados. O vinho e a broa também não desiludiram. Finalmente as sobremesas: variadas e a satisfizer a gulodice de alguns!
Após o repasto, a parte cultural foi preenchida com uma visita ao Mosteiro de Alcobaça, bem regada com umas ginginhas, especialidades da região, na esplanada da praça do Mosteiro, para aproveitar a timidez do Inverno que nos presenteou com uma agradável tarde pois o tempo estava primaveril.
Em jeito de conclusão, foi mais um dia bem passado entre amigos.
O próximo convívio vai realizar-se em Resende – Vila Real, escolha do combatente José Paulo Candeias que incluirá uma visita ao amigo José Brites.

Comentários

  1. Realmente deviamos ter apostado apenas nos grelhados, que como se veio a comprovar, são a especialidade deste restaurante.

    Fica a mamória de um dia muito bem passado entre um grupo de amigos que teve a ajuda de um dia de sol magnífico.

    A minha notação global: 12 (pelos grelhados e pelo preço)

    CJ, 06.03.2011

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Távola Redonda - Fátima - 12-01-2018

Restaurante "Solar dos Amigos" - 08-02-2014

...sempre em frente até ao fontenário, viram à direita e bom apetite. Foram estas palavras ditas por uma pessoa que ainda antes de se lhe perguntar onde era, já ele disparava com a convicção de que seria essa a pergunta. Organizada esta batalha pelo Antero, temos de nos render às evidências, simplesmente esmerou-se. Este restaurante que fica perto de Caldas da Rainha, e mereceu o consenso geral da rapaziada merecendo sem favor uma nota bastante alta. Sala acolhedora, num ambiente tauromático, serviço simpático e atencioso e uma cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os grelhados de bacalhau e carne de excelente qualidade, um vinho do lavrador bem apaladado e umas sobremesas de encher o olho. Finalmente uma visita até S. Martinho do Porto.

Restaurante "Tasca d'Adélia"

Na última “rodada”, antes dum interregno no mês de Agosto (período de merecidas férias para alguns dos comensais), a escolha do restaurante recaiu em mim - Jorge Órfão. Apostei num restaurante cuja especialidade é o peixe e mariscos para desenjoar da carne ingerida nos últimos repastos! E assim, apontei a “artilharia” para um local aprazível e fresquinho, à beira – mar, aqui pertinho, mais propriamente na Nazaré e no afamado Restaurante “Taberna d’Adélia”.   Começámos com umas entradas de camarão cozido e ovas de peixe. Não satisfeitos, e antes do prato principal, ainda aconchegámos o estômago com duas sardinhas assadas que foram uma agradável surpresa: estavam simplesmente deliciosas para a época, pois as sardinhas que se têm comido ainda estão um pouco secas.    E lá chegou o prato principal: dois soberbos robalos escalados, acompanhados por uma magnífica açorda de camarão que dispensou as batatas com pele que vinham ainda, como acompanhamento. Como não po...