Avançar para o conteúdo principal

Restaurante "A Muralha" - 03-10-2015



Quis o destino, e amigos do grupo, que desta vez, fôssemos até Beja com o intuito de degustarmos um prato de tradição masculina. Como grandes homens que somos, pelo menos de idade, lá fomos andar 700 Km, para comer as famosas Cabeças de Carneiro assada no forno (previamente encomendadas).
Logo à entrada, o dono do restaurante revelou-se um "taberneiro", mostrando-nos uma cabeça ainda inteira dizendo que já não tinha quantidade suficiente para servir. Assim sendo, teria de desossar, servindo em bandeja com guarnição (foram três tiros no porta aviões). Carne desfiada, fria e incógnita a acompanhar pickles e batatas fritas.
Para rematar, um leitão,  de 20 kg, também sofrível. Não tivesse sido as entradas, o pão e o vinho, ninguém nos livrava de comer uma bifana no caminho. Culturalmente, encontrámos uma cidade capital de distrito, deserta, sem movimento, com arquitetura "latifundiária", alguma história medieval representada por igrejas e muralha de defesa do burgo que proporcionaram uma hora de caminhada e visita.
Para a próxima será melhor!
A.C.























Comentários

Mensagens populares deste blogue

Távola Redonda - Fátima - 12-01-2018

Restaurante "Solar dos Amigos" - 08-02-2014

...sempre em frente até ao fontenário, viram à direita e bom apetite. Foram estas palavras ditas por uma pessoa que ainda antes de se lhe perguntar onde era, já ele disparava com a convicção de que seria essa a pergunta. Organizada esta batalha pelo Antero, temos de nos render às evidências, simplesmente esmerou-se. Este restaurante que fica perto de Caldas da Rainha, e mereceu o consenso geral da rapaziada merecendo sem favor uma nota bastante alta. Sala acolhedora, num ambiente tauromático, serviço simpático e atencioso e uma cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os grelhados de bacalhau e carne de excelente qualidade, um vinho do lavrador bem apaladado e umas sobremesas de encher o olho. Finalmente uma visita até S. Martinho do Porto.

Restaurante "Tasca d'Adélia"

Na última “rodada”, antes dum interregno no mês de Agosto (período de merecidas férias para alguns dos comensais), a escolha do restaurante recaiu em mim - Jorge Órfão. Apostei num restaurante cuja especialidade é o peixe e mariscos para desenjoar da carne ingerida nos últimos repastos! E assim, apontei a “artilharia” para um local aprazível e fresquinho, à beira – mar, aqui pertinho, mais propriamente na Nazaré e no afamado Restaurante “Taberna d’Adélia”.   Começámos com umas entradas de camarão cozido e ovas de peixe. Não satisfeitos, e antes do prato principal, ainda aconchegámos o estômago com duas sardinhas assadas que foram uma agradável surpresa: estavam simplesmente deliciosas para a época, pois as sardinhas que se têm comido ainda estão um pouco secas.    E lá chegou o prato principal: dois soberbos robalos escalados, acompanhados por uma magnífica açorda de camarão que dispensou as batatas com pele que vinham ainda, como acompanhamento. Como não po...