Avançar para o conteúdo principal

Restaurante "Tasca d'Adélia"


Na última “rodada”, antes dum interregno no mês de Agosto (período de merecidas férias para alguns dos comensais), a escolha do restaurante recaiu em mim - Jorge Órfão. Apostei num restaurante cuja especialidade é o peixe e mariscos para desenjoar da carne ingerida nos últimos repastos! E assim, apontei a “artilharia” para um local aprazível e fresquinho, à beira – mar, aqui pertinho, mais propriamente na Nazaré e no afamado Restaurante “Taberna d’Adélia”.
  Começámos com umas entradas de camarão cozido e ovas de peixe. Não satisfeitos, e antes do prato principal, ainda aconchegámos o estômago com duas sardinhas assadas que foram uma agradável surpresa: estavam simplesmente deliciosas para a época, pois as sardinhas que se têm comido ainda estão um pouco secas.
   E lá chegou o prato principal: dois soberbos robalos escalados, acompanhados por uma magnífica açorda de camarão que dispensou as batatas com pele que vinham ainda, como acompanhamento. Como não podia deixar de ser, tudo isto bem regado com vinho verde para uns e imperial para outros.
  Foi uma refeição bem conseguida com peixe fresco, bem cozinhado e soberbamente apresentado. As doses são generosas e o preço / qualidade surpreende pela positiva, embora não seja um restaurante que se possa frequentar no dia – a - dia pois é dispendioso.
  E eram horas do tradicional passeio cultural, que desta vez constou de uma subida de funicular ao Sítio e um passeio pela marginal, a ladear a bonita praia da Nazaré.
     Mais um radioso sábado passado entre amigos, que ligam o prazer da mesa ao convívio e que assim “alimentam” uma amizade que se “trava” à roda de deliciosas iguarias. ( ex- combatentes …eheheheh).














Comentários

  1. Mais uma excelente jornada desta vez foi o Jorge Orfão a escolher o local do "crime". Foi uma agradável supresa a escolha do local e a boa opção pela escolha de peixe, já que até agora os menus escolhidos são sempre baseados em carne. O repasto foi muito bom, e serviu para provar que afinal até gosto de peixe Fizemos o tradicional passeio, após a refeição, ao sitio da Nazaré utilizando o ascensor que nunca tinha utilizado. Enfim mais um dia muito bem passado.
    Zé Parreira

    ResponderEliminar
  2. Os bons amigos são insubstituíveis.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Távola Redonda - Fátima - 12-01-2018

Pátio da D.Céu em Sismaria - 12-01-2019

A organização foi do Luís Cosme e o alvo uma cabidela de galo caseiro em Sismaria, freguesia de Monte Redondo. Uma taverna/mercearia onde ainda se guardam as tradições do antigamente. Foi um almoço onde compareceu rapaziada amiga que habitualmente não vai, mas que se integraram perfeitamente no espírito do grupo. Desta lista de convidados um destaque especial ao Mariano (Chaparro para os amigos) um amigo que alguns de nós não viamos quase do tempo de escola. A cabidela em si estava boa embora, o arroz pudesse estar um pouco mais apurado (talvez problema do arroz) de resto tudo muito bom.

Restaurante "Solar dos Amigos" - 08-02-2014

...sempre em frente até ao fontenário, viram à direita e bom apetite. Foram estas palavras ditas por uma pessoa que ainda antes de se lhe perguntar onde era, já ele disparava com a convicção de que seria essa a pergunta. Organizada esta batalha pelo Antero, temos de nos render às evidências, simplesmente esmerou-se. Este restaurante que fica perto de Caldas da Rainha, e mereceu o consenso geral da rapaziada merecendo sem favor uma nota bastante alta. Sala acolhedora, num ambiente tauromático, serviço simpático e atencioso e uma cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os grelhados de bacalhau e carne de excelente qualidade, um vinho do lavrador bem apaladado e umas sobremesas de encher o olho. Finalmente uma visita até S. Martinho do Porto.