Avançar para o conteúdo principal

Vila Nova de Famalicão

Depois de um ligeiro interregno, (mês de Agosto, férias) retomámos os nossos roteiros gastronómicos por esse Portugal fora. Desta vez a responsabilidade da escolha foi do José Nogueira.
 E, em minha opinião, escolheu bem, embora a fasquia acordada esteja ser largamente ultrapassada. O próximo que irá ser organizado pelo Rui Camilo, e pela referência que já fez ao restaurante que escolheu, a situação irá manter-se.
Mas, e voltando ao que interessa, foi um sábado muito bem passado. Que o diga o nosso convidado Ferraz. Assim, fizemo-nos à estrada direitos a Vila Nova de Famalicão, mais concretamente à povoação de Cruz, Restaurante Jardim, onde fomos muito bem recebidos pelo dono da casa.
Para começar as entradas, estavam espectaculares tanto em quantidade, como em qualidade.
 Desde o polvo, passando pela alheira, os pastelinhos de bacalhau e massa tenra, estavam uma delícia. Tanto assim, que quando veio o prato principal (polvo) especialidade da casa, já havia pouco espaço para alojar o dito. A aconselhar uma visita a quem queira ir pois vale a pena. No regresso, passamos por Gaia, para relaxar e desfrutar da paisagem do rio Douro. Em suma, uma tarde em cheio.


Comentários

  1. Caros amigos da gula
    Aqui vai o meu comentário ao repasto em Famalicom do passado dia 04-09-10.
    As entradas, compostas por pataniscas e pasteis de bacalhau estavam no ponto. O presunto ( de Barrancos ) defez uma má recordação que tinha do mesmo. A alheira revelou-se muito bem apaladada e o polvo " á espalhola" estava correcto. Assim as entradas merecem a nota 17.
    Já o prato principal, polvo á casa, numa versão desfavorecida do polvo á lagareiro não ultrapassa a nota 10. As sobremesas não espantaram pela originalidade pelo que atribuo a nota 11. O serviço eficiente e simpático recolheu um 15 merecido. O conforto da sala merece um 12.
    Em resumo a avaiação global queda-se pelo 12.
    Saudaçoes gastro
    José Quintinho

    ResponderEliminar
  2. Agradeço ao meu amigo José Carlos o ter-me convidado para este almoço, bem como aos restantes convivas terem-me proporcionado um dia tão divertido, na companhia de pessoas simpáticas e bem dispostas.
    O almoço em si estava... muito!!(de tudo)

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo os comentários anteriores, nomeadamente, quanto ao dia muito bem passado na companhia de todos os Ex-combatentes e do convidado especial Carlos Ferraz.

    Relativamente ao almoço, dou uma menção especial ás entradas que estavam todas muito boas e influenciam positivamente a minha classificação final.

    Fica assim a minha calssificação:

    Entradas: 16
    Polvo: 12
    Sobremesas: 10
    Preço: 8

    Classificação Geral: 12

    Carlos Jorge

    ResponderEliminar
  4. Outro dia bem passado, com a honra da presença do n/ convidado Ferraz. O almoço apresentou umas entradas excelentes. O polvo, que era a minha grande aposta,deixou-me um pouco desiludido, talvez pela grande expectativa criada.Quanto ao preço, foi mais uma "martelada" das grandes. Nota 15. Valeu também pelo passeio após o almoço.
    Zé Parreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Távola Redonda - Fátima - 12-01-2018

Restaurante "Solar dos Amigos" - 08-02-2014

...sempre em frente até ao fontenário, viram à direita e bom apetite. Foram estas palavras ditas por uma pessoa que ainda antes de se lhe perguntar onde era, já ele disparava com a convicção de que seria essa a pergunta. Organizada esta batalha pelo Antero, temos de nos render às evidências, simplesmente esmerou-se. Este restaurante que fica perto de Caldas da Rainha, e mereceu o consenso geral da rapaziada merecendo sem favor uma nota bastante alta. Sala acolhedora, num ambiente tauromático, serviço simpático e atencioso e uma cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os grelhados de bacalhau e carne de excelente qualidade, um vinho do lavrador bem apaladado e umas sobremesas de encher o olho. Finalmente uma visita até S. Martinho do Porto.

Restaurante "Tasca d'Adélia"

Na última “rodada”, antes dum interregno no mês de Agosto (período de merecidas férias para alguns dos comensais), a escolha do restaurante recaiu em mim - Jorge Órfão. Apostei num restaurante cuja especialidade é o peixe e mariscos para desenjoar da carne ingerida nos últimos repastos! E assim, apontei a “artilharia” para um local aprazível e fresquinho, à beira – mar, aqui pertinho, mais propriamente na Nazaré e no afamado Restaurante “Taberna d’Adélia”.   Começámos com umas entradas de camarão cozido e ovas de peixe. Não satisfeitos, e antes do prato principal, ainda aconchegámos o estômago com duas sardinhas assadas que foram uma agradável surpresa: estavam simplesmente deliciosas para a época, pois as sardinhas que se têm comido ainda estão um pouco secas.    E lá chegou o prato principal: dois soberbos robalos escalados, acompanhados por uma magnífica açorda de camarão que dispensou as batatas com pele que vinham ainda, como acompanhamento. Como não po...